Apoie o DCM

Genocídio Yanomami: PSOL exige investigação rigorosa do MPF de Bolsonaro, Damares e Salles

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senadora Damares Alves (Republicanos). Foto: Reprodução

O DCM recebeu a seguinte nota:

Bancada protocolou notícia-crime na PGR, na 6ª Câmara de Coordenação de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, na Procuradoria da República no DF e na Procuradoria da República em Roraima

Na representação enviada aos órgãos na tarde desta segunda-feira, a bancada do PSOL na Câmara, conduzida pela deputada recém eleita Célia Xacriabá (MG), pede apuração das responsabilidades do ex-presidente Bolsonaro, dos ex-ministros Ricardo Salles, Damares Alves e Eduardo Pazuello, e do ex-presidente da FUNAI Marcelo Xavier, entre outros, nas gravíssimas violações de direitos humanos do Povo Yanomami:

“Que seja requerido por Vossas Excelências as quebras de sigilo telefônico e telemático, busca e apreensão e demais medidas cautelares em face dos representados com o objetivo de averiguar a participação de cada um na construção do atual cenário de crise humanitária, com especial destaque à necessidade de se verificar as tratativas com representantes dos garimpeiros”, destaca um dos trechos.

“Não é necessário muito esforço para se verificar que as condutas narradas se amoldam aos tipos penais previstos na Lei nº 2.889/1956, que define e pune o crime de genocídio”, defendem os deputados do PSOL – “a postura dos representados, portanto, pode se enquadrar na lei de improbidade administrativa”, frisam.

“Nos últimos quatro anos, os povos indígenas foram o alvo número um de Bolsonaro e seus aliados. Já sabíamos disso, pois resistimos muito. Agora, a crise humanitária que se instaurou nos Yanomami, a situação se escancara para o Brasil e para o mundo. É preciso olhar para os povos indígenas se queremos salvar a humanidade. O primeiro passo já está sendo dado e diante da gravidade e da omissão do que aconteceu na gestão anterior, também é preciso responsabilização. Nossa luta é pelos nossos povos. E a hora é agora. Vidas Yanomami importam.” declarou a deputada indígena Célia Xacriabá.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link