Apoie o DCM

Gleisi chama de “imoralidade” gasto de 5 bilhões do Exército com compra de blindados

Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Foto: Reprodução

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, chamou de “imoralidade” o gasto de R$ 5 bilhões que o Exército pretende promover na compra de blindados. O comentário foi feito na tarde desta segunda-feira (28) em suas redes sociais, a deputada federal afirma que o governo eleito irá estudar “o que pode ser feito a partir de janeiro”.

“5 bilhões! Esse é o valor que o Exército calcula gastar com 98 blindados no apagar das luzes do governo Bolsonaro. Uma imoralidade com a situação caótica das contas públicas e que passa o povo”, escreveu Gleisi.

A informação sobre o contrato de compra, previsto para ser assinada no dia 5 de dezembro, foi revelada pelo Estadão, no último domingo (27). Segundo a publicação, a escolha da viatura de combate, Centauro II, já foi finalizada e o contrato que será firmado prevê a compra de 98 veículos. O valor da aquisição é de 900 milhões de euros.

Os novos blindados II são fabricados pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melara, esse modelo é considerado uma viatura “caça-tanques” no melhor padrão internacional da atualidade, de tração 8×8 com canhão 120 mm, de longo alcance, capaz de disparar munições especiais, como projéteis supersônicos.

Centauro II, fabricado na Itália, é o novo blindado de cavalaria do Exército Brasileiro. Foto: Reprodução

A lista de classificação foi divulgada na sexta-feira, dia 25, pela da Diretoria de Material do Comando Logístico do Exército. Conforme o órgão, o consórcio italiano será convocado para assinar o contrato inicial de entrega das amostras, em cerimônia no Quartel-General do Exército, em Brasília.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link