Apoie o DCM

Narrador diz que foi demitido da Globo após sofrer assédio: “Humilhado”

Linhares Junior demissão Globo
Linhares Júnior foi demitido da Globo

Linhares Júnior foi demitido da Globo após 13 anos. O narrador diz que seu desligamento ocorreu após fazer uma denúncia de assédio moral. O profissional acusou o gerente de futebol da emissora, George Guilherme. Ele afirmou ter sido chamado de “ultrapassado”.

Linhares chegou ao SporTV em 2008 e foi demitido em novembro, 20 dias depois de reclamar do assédio. Ele levou o caso para a ouvidoria da Globo e acabou sendo punido, segundo o locutor. A informação é do jornalista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV.

O clima ruim de Júnior e George começou em 2019. “Após a saída dos antigos nomes que estavam no SporTV, como o Raul Costa Jr., e também com a chegada de outros gestores, comecei a notar que perdi espaço. E comecei a pedir para o George mais oportunidades em partidas da Série A, em eventos importantes”, iniciou.

Na empresa, há três escalas de narradores. Galvão Bueno, Cleber Machado, Luís Roberto, Milton Leite e Luiz Carlos Jr. estão na ‘classe A. Linhares fazia parte da ‘classe B’.  Ele percebeu que estava com menos espaço que alguns colegas.

Ele questionou Guilherme, mas continuou sem espaço. Então procurou Joana Thimotheo, diretora de Eventos Esportivos. “Ele [George] me disse que eu não precisava mandar e-mail para ela, porque pareceu que estava passando por cima dele. Pedi desculpa se ele entendeu que foi essa a intenção, mas ela era gestora de todos nós. Depois disso, senti que perdi ainda mais espaço, mas que iria trabalhar em 2020 para recuperá-lo”, explicou.

Leia mais:

1 – Pesquisa mostra que mais de 70% das pessoas só têm renda para moradia e alimentação

2 – General relaciona ações do Exército na Amazônia com diminuição do desmatamento; O que não ocorreu

3 – Mourão critica governadores que negociam compra de vacina para crianças

Linhares Júnior ficou sem prestígio na Globo

Com a pandemia, Linhares se afastou do trabalho. Com o retorno dos eventos, pouco foi visto do trabalho dele na tela. Por isso solicitou uma reunião com o diretor em outubro. O encontro aconteceu em SP e lá teria ocorrido o assédio moral.

“Eu me coloquei à disposição para ir ao Rio de Janeiro, onde se tem mais estúdios para transmissão, e ouvi que era um narrador com um estilo antigo e ultrapassado. Me senti humilhado. Fiz a denúncia na ouvidoria da Globo e, 20 dias depois, fui chamado para uma reunião. Falei com um amigo: ‘Ou irão me dar uma bronca ou vão me demitir’. Me demitiram”, contou.

Ele fez a reclamação no compliance e depois foi demitido. “Eu imaginei que a empresa poderia fazer uma investigação séria. Mas ninguém falou comigo e não soube de nenhuma investigação. O gestor aparece em fotos de fim de ano normalmente, então imagino que nada aconteceu”.

Linhares cogita processar a Globo e o diretor por assédio moral. “Ainda vou analisar o que fazer. Mas já conversei sobre algumas possibilidades”, concluiu.

Posicionamento da Globo

“O desligamento do narrador foi uma decisão exclusivamente de gestão, prevista desde julho. Sobre as perguntas a respeito de compliance, a Globo não comenta assuntos da ouvidoria, mas reafirma seu total compromisso com a apuração criteriosa de todo relato de assédio, moral ou sexual, assim que a empresa toma conhecimento.

A Globo não tolera comportamentos abusivos em suas equipes e incentiva que qualquer abuso seja denunciado. Neste sentido, mantém um canal aberto para denúncias de violação às regras do Código de Ética do Grupo Globo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.