Globo muda alta cúpula, e Roberto Irineu é substituído por João Roberto Marinho
De Vinícius Andrade no site Notícias da TV.
Nesta quarta-feira (28), o Grupo Globo anunciou uma mudança na alta cúpula. Roberto Irineu Marinho, que ocupava a presidência do Conselho de Administração da empresa desde agosto de 2003, quando Roberto Marinho (1904-2003) morreu, deixou o cargo para o irmão do meio, João Roberto Marinho.
LEIA NO DCM – Demissões em massa, redução de salários, briga e choro nos bastidores: a verdade do “Projeto Uma Só Globo”. Por Zambarda
Com a mudança, aprovada por unanimidade pelo Conselho, Roberto Irineu passa a ocupar a vice-presidência do órgão, do qual faz parte ainda José Roberto Marinho (também como vice-presidente), o herdeiro caçula do clã.
LEIA MAIS – Repórter é interrompida ao vivo por gritos de ‘Globo lixo’ em entrada ao vivo
Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro e Jorge Nóbrega, que permanece na presidência do Grupo Globo, também compõem a alta cúpula da empresa.
“Roberto Irineu assumirá a vice-presidência e manterá suas atribuições de membro do Conselho, apoiando seus irmãos e os outros conselheiros nas tomadas de decisão”, explicou Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo.
De acordo com a companhia, “o Conselho tem, entre as suas missões, a de definir a estratégia dos negócios, zelar pela manutenção dos Valores e da Essência Globo e aprovar os planos de negócios, com vistas ao futuro”.
“Ao longo dos últimos 20 anos, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho empreenderam um grande esforço na construção de um modelo de governança para o Grupo Globo que busca alcançar as melhores práticas corporativas do mercado”, afirmou Nóbrega.
João Roberto Marinho, que é seis anos mais novo do que Roberto Irineu Marinho e dois anos mais velho do que José Roberto, já comandava outros setores da alta cúpula.
(…)