Governo Bolsonaro descumpre promessa de apresentar projeto de lei para regulamentar lobby

Publicado em 11 setembro, 2021 4:23 pm
Bolsonaro – Foto: Reprodução

Há seis meses, o governo Bolsonaro descumpre uma promessa de apresentar um projeto de lei para regulamentar o lobby no país. Enquanto isso, a CPI tem apontado lobistas com atuações suspeitas no Ministério da Saúde. Com informações do Metrópoles.

Em dezembro do ano passado, Bolsonaro convocou ministros para anunciar o Plano Anticorrupção, com ações até 2025. Uma das promessas, a cargo da CGU, era propor ao Congresso uma regulamentação de lobby até março de 2021. Isso não aconteceu até agora.

O documento de 56 páginas defendia separar o relacionamento de agentes privados com o governo de “atividades obscuras e corruptas”.

Leia também

1- Chico Buarque processa Eduardo Leite por uso indevido de imagem

2- Após ataques, presidente diz que os Três Poderes devem ser respeitados

3- Ciro Gomes explode nas redes após dizer que presidente é pior que Lula

CGU

A CGU afirmou que prorrogou o prazo para o segundo semestre deste ano. A pasta atribuiu o atraso à “necessidade de alinhamento” com outros ministérios.

O Plano Anticorrupção foi elogioso ao próprio governo. A cartilha dizia que os governantes davam o “exemplo” e, por isso, não havia “notícias recentes de casos de corrupção na cúpula do Executivo”.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!