Apoie o DCM

Governo esperou mortes em ambulâncias para agir em Manaus, diz servidora do Ministério da Saúde

 

 

Manaus registra aumento no número de casos do novo coronavírus (1.out.2020)
Foto: CNN Brasil

De O Globo:

Em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) obtido com exclusividade pelo GLOBO, uma servidora do Ministério da Saúde que fez parte da comitiva enviada pela pasta a Manaus às vésperas do colapso no sistema de saúde do Amazonas diz que a transferência de pacientes para outros estados foi adiada até que houvesse “óbitos em ambulância”, falta de leitos e “colapso de oxigênio”.

Uma reunião realizada entre integrantes do governo do Amazonas e do Ministério da Saúde discutiu a possibilidade de transferir pacientes com Covid-19 para outros estados no dia 12 de janeiro, dois dias antes de o sistema de saúde local entrar em colapso pela falta de leitos e de oxigênio hospitalar. Mesmo assim, a decisão de iniciar as transferências só foi tomada depois do dia 14, quando o sistema não suportava mais a demanda. Na ata da reunião, a indicação foi: “Essa decisão só será tomada em situação extremamente crítica”.

O MPF investigava a possível omissão do governo federal e estadual no episódio. No depoimento, os procuradores questionaram Paula Eliazar sobre o motivo de o Ministério da Saúde e o governo do Amazonas terem esperado o colapso do dia 14 para só então iniciar as transferências e o que significava a expressão “situação extremamente crítica”, contida na ata da reunião. (…)

X.X.X.

LEIA MAIS

Bolsonaro desiste de pressão e CPI da Covid terá Renan Calheiros como relator

VÍDEO: “CPI da Covid vai investigar as omissões do governo Bolsonaro”, disse Renan Calheiros ao DCM