Governo negocia com Meta, 99 e Uber para bloquear aplicativos de celulares roubados

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta terça-feira (19) o aplicativo “Celular Seguro”, uma ferramenta que bloqueia a linha telefônica e acessos a aplicativos de banco de aparelhos furtados. O Ministério da Justiça e Segurança Pública busca estender o bloqueio para aplicativos de redes sociais, como Facebook e Instagram.
A informação foi confirmada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli. Durante o lançamento do programa, Cappelli disse que a discussão com a Meta (empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp) segue avançando.
“É uma conversa inicial, ainda, essa questão de bloquear redes sociais, mas a gente acredita que é muito importante. E a gente tem confiança que eles vão se sensibilizar, porque é proteção ao cidadão, e não há motivo para nenhuma plataforma se negar”, afirmou.
O governo também está negociando com as plataformas de transporte e entrega, como Uber, Ifood e 99. A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que representa o setor, manifestou apoio à iniciativa. Porém, não mencionou a possibilidade de bloquear os perfis dos usuários nessas plataformas.