Apoie o DCM

Facada no contribuinte: Saiba quanto GSI quer gastar com drones para proteger Bolsonaro

Jair Bolsonaro e seu fetiche por armas
O presidente Jair Bolsonaro – Foto: Evaristo Sá/AFP

Nesta terça (19), o GSI anunciou a abertura de edital de licitação para a compra de dois drones para a segurança do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o gabinete, a compra tem “a finalidade de aumentar de forma substancial a eficiência e eficácia” da proteção do mandatário. O pregão eletrônico da abertura de ofertas começará no próximo dia 29, às 9h30.

De acordo com o ministério, a compra também irá “promover a otimização de recursos e redução de gastos com diversas atividades que atualmente são necessárias para mitigar riscos”. O edital prevê a compra de dois drones com o preço unitário de R$ 322.945. O total dos gastos será de de R$ 645.890 por dois itens do equipamento.

O GSI descreve os drones a serem comprados como “aeronaves não tripuladas e remotamente pilotadas; tipo MULTI-ROTOR, com capacidade de decolagem na vertical e acessórios”. Com informações do UOL.

Leia também:

1; Saiba quando TSE começa julgamento que pode cassar chapa ganhadora de 2018

2; Leia a íntegra do relatório da CPI da Covid

3; Justiça tranca ação penal contra ex-assessora de Lula

Exigências do GSI

Entre as exigências do produto estão a autonomia mínima de 40 minutos em condições climáticas típicas do clima de Brasília, com vento de no máximo de 15 km/h, peso de até 7,5 kg pronto para voar, sem carga adicional, e alcançar a altitude de 3 mil metros acima do nível do solo.

“A proteção pessoal ao Presidente da República, em particular, avulta de importância, fruto de uma agenda de eventos e viagens dinâmica, de compromissos oficiais e privados, os quais envolvem cenários complexos e distintos, locais controlados ou não, e uma intensa interação com público variado”, explica o edital.

O gabinete discorre que o uso de meios eletrônicos, como o caso dos drones solicitados, “constitui-se em ferramenta útil de antecipação e prevenção”, portanto, “é relevante que a Segurança Presidencial disponha de meios adequados para mitigar possíveis ameaças e fatores críticos que possam comprometer a integridade física ou moral da autoridade”.