Apoie o DCM

Guedes assume que governo vai estourar o teto e coloca a culpa no Senado

paulo guedes
Paulo Guedes criticou o Senado

Paulo Guedes assumiu que o Governo Federal vai estourar o teto para pagar o Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família. O ministro colocou a culpa no Senado ao participar de um evento. Ele declarou que o Congresso deveria ter aprovado a reforma do Imposto de Renda.

Na visão dele, o pagamento de R$ 400 para cada beneficiário é temporário. Ele pediu um “perdão temporário” do teto de gastos para que o novo programa social saia do papel.

“Como nós queremos essa camada de proteção para os mais frágeis, nós pediríamos que isso viesse como um waiver. Para atenuar o impacto socioeconômico da pandemia. Estamos ainda finalizando, vendo se conseguimos compatibilizar isso”, declarou. Ele usará R$ 30 bilhões fora do teto.

“O compromisso fiscal continua. Estávamos estudando se faríamos uma sincronização de despesas, que são salários que seguem um índice, e o teto de gastos, que segue outro índice. Seria uma antecipação da revisão do teto de gastos, que está para 2026”, completou.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Deputado do Novo briga com manifestantes contrários à reforma administrativa no aeroporto de Brasília

2 – Deputados articularam derrota a Lira ao barrar PEC que mudaria composição do CNMP

3 – VÍDEO – Vereador de Porto Alegre detona “patriotas” que invadiram a Câmara: “Apologia ao nazismo”

Guedes não quer ser “populista”

O ministro insistiu com o discurso de cuidar bem das finanças e relatou que continuará buscando fazer reformas. Por isso tem chamado o Auxílio Brasil de “programa emergencial”.

“Queremos ser um governo reformista e popular. Não populista. Os governos populistas estão desgraçando seus povos na América Latina. Continuaremos lutando por reformas. Quem dá o timing [o tempo] é a política”, concluiu.