Apoie o DCM

Heleno cria novas regras para redes sociais do governo e veta conteúdos “que possam prejudicar autoridades”

Veja o general Heleno
General Heleno. Foto: Agência Brasil

O general Augusto Heleno, chefe do GSI da Presidência da República, editou novas regras para o uso das redes sociais dos órgãos e entidades do governo de Jair Bolsonaro (PL). A instrução normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (27).

Pela normativa, os perfis institucionais mantidos em mídias sociais deverão ser administrados e gerenciados por equipes compostas por militares, servidores efetivos ou empregados públicos. Servidores terceirizados ficam vedados, exceto quando não for possível seguir a instrução.

Os órgãos deverão elaborar ato normativo sobre “o uso seguro de mídias sociais”, aprovado pela alta administração, que deverá definir a responsabilidade pela autorização e pelo veto à criação de novas contas, assim como o encerramento de contas institucionais em mídias sociais. A portaria passará a vigorar a partir do dia 3 e foi assinada apenas por Heleno.

Leia também:

1; Médico pede que Queiroga seja expulso da Sociedade Brasileira de Cardiologia

2; Bolsonaro ameaça Judiciário e anuncia; “Minha filha não vai se vacinar”

3; Servidores anunciam mobilização por reajuste salarial

Vetos de Heleno

Também ficará sob responsabilidade do responsável pela administração dos perfis institucionais fazer a “moderação” do conteúdo enviado por usuários das redes do governo. Com informações do Carta Capital.

A portaria estabelece ainda que os administradores dos perfis devem monitorar conteúdos “que possam prejudicar a imagem de autoridades ou de órgãos e entidades da administração pública federal”. Além disso, será de responsabilidade do gestor de, adotar procedimentos para o gerenciamento de qualquer crise institucional resultante do uso das redes.

Fica vedado ainda, aos servidores, empregados públicos, militares e prestadores de serviço, estando sujeitos às sanções, a disponibilizar nas mídias sociais conteúdo considerado inapropriado, ofensivo, obsceno, pornográfico, discriminatório e de ódio, entre outros.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.