Apoie o DCM

Deterioração econômica é herança de Bolsonaro ao próximo governo

Bolsonaro e Guedes
Bolsonaro e Guedes – FOTO: EVARISTO SA/AFP

Quem assumir a presidência do Brasil em 2023, seja o atual presidente reeleito ou não, terá de lidar com uma herança que inclui piora do ambiente interno de negócios, da imagem internacional do país e dos principais indicadores da economia, diz reportagem da Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – FAB empregou chefe da milícia do ES

2 – ‘Cavaleiro de Bolsonaro’, que ameaçou Felipe Neto, tem BO de agressão contra filha de 6 anos e está fugido da Justiça

3 – Jornalista da Folha que atacou Marília Mendonça é o que chamou Dilma de “zumbi”

A herança maldita de Bolsonaro (e Guedes)

Levando em conta as projeções atuais para o final de 2022, praticamente todos os grandes indicadores macroeconômicos estarão em níveis piores do que estavam no final do governo Michel Temer (2016-2018).

Será um cenário de juros, inflação, desemprego e endividamento mais elevados. Nível de atividade, investimentos estrangeiros e câmbio mais fracos. Haverá ligeira melhora nos indicadores de déficit público, mas com resultados distantes da promessa de campanha de colocar as contas no azul.

Para ficar em dois indicadores de grande relevância, o dólar deve passar de R$ 3,87 ao fim de 2018 para R$ 5,50 no ano que vem, uma das maiores desvalorizações entre países emergentes no período. Desemprego subiria de 11,6% para 12,2%, níveis historicamente elevados.

A expectativa de que uma equipe econômica de viés liberal promoveria uma série de reformas para controlar e melhorar os gastos públicos se frustrou. Principalmente após a decisão recente do governo, com apoio majoritário na Câmara até o momento, de romper o teto de gastos criado em 2016 para viabilizar despesas eleitorais que vão além de um programa social mais robusto.

Desde então, as taxas de juros dispararam, o câmbio se depreciou e muitos economistas passaram a falar na possibilidade de recessão no próximo ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.