Apoie o DCM

Ibope de Globo, Record e SBT desaba na pandemia

Globo Record e SBT
Globo, Record e SBT.
Foto: Reprodução

A pandemia da Covid-19 foi péssima para a TV aberta. Globo, SBT e Record perderam público entre 2019 e 2021, de acordo com dados da Kantar Ibope Media obtidos pelo site Notícias da TV.

Leia mais:

1. Aliado de Bolsonaro no PL é flagrado pela PF com dinheiro de propina do orçamento secreto
2. Moro procura Joaquim Barbosa e Podemos quer ex-ministro do STF de vice
3. Vera Magalhães culpa PT por ‘semana benfazeja’ de Bolsonaro

Sem gravações de novelas e precisando se adaptar a novas formas de trabalho, a TV aberta no Brasil perdeu muito espaço para plataformas streaming. A saturação de reprises de programas contribuiu para que a audiência das emissoras de televisão desabassem.

O SBT foi o canal que registrou a maior fuga de telespectadores. A reportagem do Notícias da TV comparou os dados de 1º de janeiro a 29 de novembro de 2019, 2020 e 2021.

“Na Grande São Paulo, a Globo havia fechado 2019 com 15,6 pontos de média-dia (das 7h à 0h). No ano seguinte, no auge da crise sanitária, o índice chegou a crescer para 15,8. Entretanto, em 2021, a líder de audiência terminou com 14,4 pontos no período, o que representa uma queda de 7,7% no comparativo com 2019”, diz a matéria.

O resultado não chega a ser tão preocupante para a emissora, que possui o serviço de streaming Globoplay.

A Record, apesar de ter voltado a gravar novelas antes da Globo, também sofreu com a pandemia. O texto afirma que “há dois anos, a emissora de Edir Macedo havia registrado 6,9 pontos de média (janeiro a novembro). Em 2020, o número caiu para 6,2. Neste ano, houve um aumento de 0,1 ponto, com 6,3 –a queda, porém, foi de 8,7% em relação a 2019”.

Em outubro, Globo e SBT tiveram pior ibope mensal de todos os tempos

Outubro foi pior mês da história para a Rede Globo e o SBT no ibope. Ambas fecharam o mês passado com a pior média de audiência mensal de suas respectivas histórias, segundo dados consolidados da Kantar Ibope.

Ainda com grande folga sobre a concorrência, a Globo terminou o mês passado com 10,8 pontos e 30,7% de “share” no mercado nacional, chamado de PNT (Painel Nacional de Televisão). Esse é o resultado da medição nas 24 horas do dia e são estudadas as 15 maiores regiões metropolitanas do país. Com informações do Splash.

Reforçando a respeito da liderança da Globo: significa que cerca de 3 em cada 10 TVs ligadas no país continuam sintonizadas na TV da família Marinho 24 horas por dia (os tais 30,7% de “share”, ou participação no universo de TVs ligadas). Mas a queda de “share” global chegou a 25% em apenas 19 meses.

Atrás da Globo veio a Record, que fechou com 4,6 pontos e 12,9% de share. Um crescimento de 5% em relação a setembro, que certamente foi causado por “A Fazenda”, “Top Chef”, além da novela “Gênesis” —que virou uma dor de cabeça para a Globo em praças como Salvador e Goiânia.

SBT

Em terceiro lugar já longínquo ficou o SBT e sua programação cheia de improvisos, reprises e mudanças de planos repentinas. Marcou 3,4 pontos e 9,7% de share —o pior resultado de seus 40 anos de existência.

Nunca tão poucos aparelhos de TV no Brasil sintonizaram a TV de Silvio Santos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link