Apoie o DCM

Lideranças indígenas detonam Bolsonaro e Doria: “A gente quer ser vacinado”

Bolsonaro e Doria
Foto: Reprodução

A aplicação da primeira dose pediátrica da vacina contra a Covid-19 em um menino da etnia xavante, realizada nesta sexta-feira (14) em cerimônia com a participação do governador João Doria, foi recebida de forma ambivalente por líderes indígenas.

Ao mesmo tempo em que a cena foi celebrada por simbolizar o cumprimento de um direito, o do acesso à vacinação por povos originários, ela também serviu de críticas à gestão do tucano e do governo de Jair Bolsonaro  em relação às questões indígenas.

A criança selecionada pela gestão Doria para o ato inaugural da vacinação infantil foi o indígena Davi Seremramiwe Xavante, 8, que nasceu em Mato Grosso e hoje mora no estado de São Paulo. Com informações da Folha.

Leia também:

1- Reforma trabalhista: ministra da Espanha disse que dicutirá com Lula sobre tema

2- Governo Bolsonaro assume à ONU que Moro foi parcial ao julgar Lula

3- A verdade que Moro contou à Veja sobre a Alvarez & Marsal

Indígenas x Bolsonaro e Doria

A crítica é endossada pela codeputada estadual em São Paulo Chirley Pankara, que integra a Bancada Ativista.

“Eu espero que ele [Doria] tenha um olhar melhor em relação a como os povos indígenas estão vivendo em São Paulo, em como precisam ter seus territórios garantidos, e não ocupados pela especulação imobiliária”, afirma Pankara.

“Ver a criança indígena sendo vacinada, para nós, não é nem para ficar agradecendo. É um direito. A gente quer ser vacinado, diferentemente do presidente [Bolsonaro]”, diz ainda a parlamentar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.