Apoie o DCM

Reforma trabalhista: ministra da Espanha disse que dicutirá com Lula sobre tema

Foto da ministra Yolanda Díaz Pérez
Foto: EFE/J.J. Guillén

Yolanda Díaz Pérez, ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha, virá ao Brasil para conversar com o ex-presidente Lula. Ela coordenou as negociações da contrarreforma trabalhista que foi aprovada recentemente no país.

O tema da contrarreforma viralizou nas redes sociais após Lula ter comentado que pauta poderia virar pauta de campanha para a Presidência da República. O tema repercutiu entre apoiadores e adversários, já que declaração significaria substituir a reforma trabalhista aprovada no governo de Michel Temer.

A Reforma Trabalhista aprovada na Espanha tem os objetivos de fortalecer os sindicatos de trabalhadores, melhorar as condições dos profissionais terceirizados e diminuição do percentual de trabalhadores temporários.

Leia mais:

1 – Fake news: Bolsonaro fala novamente de fraude na eleição, mas sem prova

2 – Prefeito de Araquara diz que Bolsonaro precisa “aprender a enfrentar pandemia”

3 – Bretas é proibido por desembargadora de decidir em ação da Funderj

Reforma de 2012 favoreceu grandes empresas e rebaixou salários

A reforma aprovada este ano substitui outra que impôs os trabalhadores a um regime de precarização. A medida favoreceu as grandes empresas. Apesar de ter reduzido o desemprego no país, que caiu de 25,7% para 14,5%, a reforma de 2012 rebaixou os salários e aumentou o número de funcionários temporários.

Yolanda disse que o aumento salarial defendendo na nova reforma trabalhista ajudou a avançar na igualdade social, especialmente no combate à pobreza laboral.

“A subida do salário mínimo aumentou a renda dos trabalhadores com salários mais baixos, que são principalmente mulheres e jovens. Isso significa que ajudou a diminuir a brecha salarial de gênero”, disse a ministra ao Estadão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.