Apoie o DCM

Inquérito sigiloso da PF que Bolsonaro vazou foi postado por irmão de militar no exterior

Bolsonaro compartilhou documento vazado – Foto: Reprodução/Twitter

O inquérito sigiloso da Polícia Federal divulgado por Jair Bolsonaro foi postada no Mastodon. A publicação teve autoria de Daniel Cid, irmão do ajudante de ordens do presidente da República, coronel Mauro Jorge Cid. A divulgação de Bolsonaro ocorreu no programa Pingos nos Is, da TV Jovem Pan.

Por conta do vazamento, foi aberta um inquérito contra Bolsonaro. A determinação foi de Alexandre de Moraes.

Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, do O Globo, os metadados do documento mostram detalhes do inquérito. Inclusive, o documento foi arquivado no servidor brasileiro social, mantido por Daniel Cid no Mastodon. Isso ocorreu a partir de um provedor fora do Brasil, dia 4 de agosto, às 19h30. Durante o período, o presidente dava entrevista.

Pouco tempo depois, Bolsonaro compartilhou o link com o documento no Telegram, Twitter, Facebook e Instagram. Ele declarou que os documentos comprovavam que o sistema eleitoral foi invadido.

O TSE já afirmou que o presidente tem distorcido a história. O Tribunal Superior Eleitoral explicou que o inquérito aberto em 2018 sobre um ataque hacker ao sistema do tribunal nem foi finalizado.

O pedido de investigação partiu do próprio tribunal 10 dias depois do segundo turno das eleições daquele ano para apurar o ataque ao sistema da corte. Só que não foram encontrados indícios que o ataque tenha prejudicado as eleições.

1 – Influencer é presa pela PF em Aeroporto por tráfico de drogas acusada de levar cocaína em suplemento

2 – Essencial do DCM – SEXTOU! Lançamento do livro do Bemvindo Sequeira, com Salvio Kotter

3 – Sem máscara, Alckmin se reúne com Kassab, Skaff e França para viabilizar candidatura

Bolsonaro responde inquérito

O inquérito vazado mostra que o hacker entrou no sistema, mas não acessou nenhum módulo das urnas. O tribunal enviou ao ministro Alexandre de Moraes uma notícia-crime contra Bolsonaro.

A Mastodon é uma rede social alternativa usada pelo presidente para publicar conteúdos proibidos em outras plataformas. O controle dos conteúdos é feito pelos próprios usuários.

O documento foi retirado do ar por Daniel Cid após a reportagem.