Apoie o DCM

Rússia bloqueia Instagram após app liberar ameaças contra russos

Logo do Instagram na tela de um celular. Ao lado, aparece a logo do Facebook.
Instagram. Imagem: Reprodução

A Rússia limitou o acesso ao Instagram no país após o aplicativo permitir mensagens de incitação à violência contra russos. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (11). A rede social mudou, nessa semana, sua política sobre discurso de ódio e agora permite que usuários defendam a morte do presidente Vladimir Putin e de militares do país, no contexto do conflito envolvendo a Ucrânia, os Estados Unidos e a OTAN. A informação é do G1.

A Meta, empresa de Mark Zuckeberg que é dona do Instagram e do Facebook, diz que não permite conteúdo de ameaças a civis. O Comitê de Investigação da Rússia anunciou ações legais contra a empresa, alegando que ela permite que usuários da Meta nos Estados Unidos realizem “pedidos ilegais de assassinatos de russos”.

A empresa passou, então, a ser considerada uma organização extremista, a pedido da Procuradoria-Geral da Rússia. Portanto, o acesso ao Instagram será bloqueado no país. O Facebook já está bloqueado desde o dia 04 de março. De acordo com o gabinete do procurador-geral, “o conteúdo distribuído no Instagram contém apelos para cometer atos violentos contra cidadãos da Rússia, inclusive a equipe militar”.

Leia mais:

1. VÍDEO: “Confronto entre a Otan e a Rússia é a 3ª Guerra Mundial”, diz Biden

2. Governo Bolsonaro tem 72 horas para explicar aumento nos combustíveis

3. Mamãe Falei e líder do MBL podem ter cometido crime de evasão de divisas

Instagram admitiu que está tolerando mensagens que “normalmente violariam regras”

A empresa dona do Instagram admitiu, em nota, que está mais “tolerante” com mensagens de discurso violento em relação à Rússia. No entanto, diz que continua ” não permitindo apelos credíveis à violência contra civis russos”.

“Devido à invasão russa da Ucrânia, somos tolerantes com formas de expressão política que normalmente violariam nossas regras sobre discurso violento, como ‘morte aos invasores russos'”, afirmou Andy Stone, gerente de comunicações da Meta, à agência France Presse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link