Apoie o DCM

Gastos de Bolsonaro com cartão corporativo serão investigados pelo TCU

Bolsonaro cartão corporativo
Bolsonaro será investigado por gastos com o cartão corporativo

Após pedido feito pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), o TCU (Tribunal de Contas de União) decidiu abrir investigação para apurar os gastos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com o cartão corporativo da presidência. O órgão deverá apurar “possíveis irregularidades na publicidade e nos gastos”.

Ao solicitar a investigação, Contarato afirmou que, nos últimos anos, percebeu-se um “aumento considerável” dos gastos de Jair Bolsonaro com o cartão corporativo, o que “levantou suspeitas” da possibilidade de uso indevido dos recursos públicos.

“A atual gestão vem utilizando os cartões corporativos de modo indiscriminado e com pouca responsabilidade fiscal. O que contrasta com a grave situação em que vivem as contas públicas do governo federal”, escreveu o senador no pedido. Ainda de acordo com o capixaba, “os gastos com o cartão corporativo só aumentam”, em contraste aos cortes nos gastos com o meio-ambiente e patrimônio nacional promovidos por Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM:

1 – Contarato aciona TCU e quer acesso público aos gastos do presidente com cartão corporativo

2 – Contarato quer ser candidato ao governo do Espírito Santo pelo PT

3 – Fabiano Contarato e família testam positivo para Covid-19

Contarato exige explicações de gastos de Bolsonaro

O político do Espírito Santo comemorou a decisão através do Twitter. “A nosso pedido, o @TCUoficial vai apurar gastos de Bolsonaro com cartões corporativos. Para se blindar de investigações de irregularidades, o governo decretou sigilo de despesas. E os gastos disparam, às custas do povo. Tem gente passando fome, presidente!”, escreveu.

Ainda no pedido, ele relembrou: “Entre 2019 e 2021, ou seja, em um período de 3 anos foram gastos, aproximadamente, R$ 30 milhões, um valor 19% superior ao despendido nos 4 anos do governo anterior, considerando as gestões dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer”, ressaltou o congressista, que lembrou também que as despesas de 2021 alcançaram R$ 11,8 milhões — maior que o gasto dos últimos anos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link