Apoie o DCM

Jornalista Jamil Chade é vitima de fake news: “Conseguem falsificar tudo”

Jornalista Jamil Chade
Jornalista Jamil Chade é vítima de fake news nas redes sociais
Foto: Reprodução/Agência Pública

O jornalista Jamil Chade, especializado em coberturas internacionais, revelou nesta quarta-feira (9), através de um tuite, que teve um dos seus textos alterados e divulgados de forma maliciosa. A publicação em questão é uma carta produzida para sua coluna no UOL Notícias, onde o autor a direciona ao Mamãe Falei: “Carta para Arthur do Val: a condição feminina na guerra e na paz”.

“Circula nas redes bolsonaristas uma versão FALSA da minha carta ao deputado estadual que fez comentários grotescos sobre refugiadas. Eles conseguem falsificar tudo… Até a democracia”, disse o jornalista em sua rede social. Em seguida, várias pessoas reagiram a publicação de inúmeras formas, muitos atacaram Jamil e outros seguidores saíram em sua defesa.

Na carta, Chade conta sobre experiências pessoais e, no final, faz uma critica contra o parlamentar: “Eu e o senhor- homens brancos – nascemos como a classe mais privilegiada do planeta. Eu e o senhor não tivemos de fazer nada para adquirir esses privilégios. Existimos. É nossa obrigação, portanto, desmontar o processo de profunda desumanização de uma guerra e da miséria. Cada um com suas armas”.

Leia mais:

1 – Jamil Chade é ameaçado após revelar busca do gabinete do ódio por ferramenta espiã

2 – “Anvisa, tem um sujeito que nunca respeita os protocolos”, diz Jamil Chade, sobre Bolsonaro

3 – Jamil Chade dá CV de novo chanceler: “nunca foi sequer chefe de departamento”

Jamil Chade e perseguições

Em janeiro deste ano, o jornalista, famoso por seus textos onde se posiciona contra a atual política brasileira, sofreu ameaças após revelações sobre ferramenta espiã utilizadas pelo gabinete do ódio. “Vocês não nos intimidarão. Vocês não vencerão”, disse ele em resposta a perseguição.

Em sua declaração, o profissional afirmou que o desejo dos criminosos pela fermenta seria utilizá-la neste ano eleitoral. A acusação veio após ele tomar conhecimento de que uma integrante do gabinete havia participado da feira tecnológica Dubai AirShow, e novembro do ano passado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link