Apoie o DCM

Joaquim Barbosa anuncia desfiliação do PSB e detona Sergio Moro

Joaquim Barbosa
O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa.
Foto: Felipe Sampaio SCO/STF

Em entrevista ao UOL, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa revelou que não está mais filiado ao PSB. “Foi uma escolha minha. Pensava nisso havia meses; não houve traumas”, afirmou.

O relator do mensalão, porém, disse que ainda pensa em se candidatar um dia. “Há conversas, depende […] continuo muito reticente em relação à política. Não preciso da política. Entrar na política é uma guerra, é um jogo sujo. As pessoas se incomodam até mesmo se você pensa em entrar para a política.

LEIA MAIS

1. Barbosa não quer Sergio Moro
2. Ciro Gomes quer dar “chapéu” em Moro e conquistar ex-ministro do STF
3. Mesmo após sinais de rejeição, Moro fala com Barbosa sobre eleição

“Moro está apanhando adoidado”, diz Joaquim Barbosa

Ele ainda aproveitou para bater no ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato à Presidência pelo Podemos, dizendo que ele se “precipitou”. “Veja o que aconteceu com o Moro. Precipitou-se, saiu muito cedo, está apanhando adoidado”, declarou.

Barbosa também negou a possibilidade de ser candidato a vice em uma chapa com o ex-ministro da Justiça. “De jeito nenhum, não teve nada disso. Nunca vou ser vice na chapa de ninguém. Não há hipótese”.

Sobre a possível dobradinha entre Lula e Alckmin, ele afirmou ser uma “jogada de mestre”. “Só um cara muito experiente politicamente para fazer um troço desses”, disse ele sobre o petista.

Moro e Joaquim Barbosa

Em janeiro, o ex-juiz procurou Barbosa para conversar sobre o futuro do país, os possíveis efeitos da polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula no processo eleitoral deste ano e ouvir o ex-magistrado sobre a necessidade de uma reforma do Judiciário.

Moro evitou falar sobre alianças com vistas ao pleito deste ano, de acordo com interlocutores do ex-ministro de Jair Bolsonaro. Mas ele gostaria do ex-juiz do Supremo como aliado.

Desde que deixou o STF em 2014, ele é cortejado para uma candidatura ao Planalto segundo o jornal. Filiado ao PSB, o relator do mensalão chegou a ser cogitado para disputar o pleito de 2018, mas acabou desistindo alegando “decisão pessoal”. Anunciou apoio ao então candidato do PT, Fernando Haddad, que disputou o segundo turno contra Bolsonaro.

Continue lendo

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link