Apoie o DCM

Julian Assange é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Julian Assange
Julian Assange pode ser condenado a mais de 50 anos de prisão. (Henry Nicholls/Reuters)

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por sua luta pelos direitos humanos, democracia e liberdade de imprensa. A nomeação foi confirmada nesta quarta-feira (2).

Leia mais:

1. DCM Café da Manhã: Guedes diz que “somos pobres por opção”; Bolsonaro mudará discurso sobre vacina
2. Bolsonaro é abandonado por partido de Carluxo ligado à Universal
3. VIDEO: Band diz que Lava Jato quebrou empresas de construção e resultado foi a queda do Metrô em SP

O eurodeputado alemão Martin Sonnenborn respondeu a um apelo da mulher do jornalista, Stella Moris, antes do prazo de hoje para as nomeações.

“Julian Assange fez contribuições únicas e inegáveis ​​para a paz, levantando a névoa da guerra”, disse Moris, pedindo apoio ao jornalista que permanece detido no presídio de segurança máxima de Belmarsh.

Sonnenborn disse que nomeou Assange “por sua luta pelos direitos humanos, pela democracia e pela liberdade de imprensa”.

Indicação de Assange ao Nobel foi aceita pelo instituto

O Instituto Nobel norueguês, que concede o prêmio em todo o mundo, afirmou que a indicação de Assange foi aceita.

No ano passado, o comitê do Nobel foi criticado por não nomear Assange entre os ganhadores conjuntos do Prêmio Nobel da Paz. A gratificação foi dada aos jornalistas Maria Resa e Dmitry Muratov.

Em sua conta, Thorberg Jagland, ex-primeiro-ministro norueguês e presidente do Comitê do Prêmio Nobel da Paz, disse que o prêmio “deve aumentar a pressão sobre a exigência de libertar Assange e perdoar [o denunciante americano Edward] Snowden”.

O jornalista revelou os crimes de guerra dos EUA no Iraque, Afeganistão e outros lugares. Por isso, pode enfrentar 175 anos de prisão nos EUA sob a Lei de Espionagem, que muitos consideram um ataque à primeira emenda da Constituição dos EUA.

Grupos de liberdade de imprensa reiteraram em várias ocasiões que Assange está enfrentando um “processo politicamente motivado” por divulgar fatos sobre as elites ricas e poderosas do mundo.

Com informações do Al Mayadeen.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link