Apoie o DCM

Após Bolsonaro assumir interferência, Justiça afasta presidente do Iphan

Bolsonaro
Bolsonaro – Foto: Reprodução

A Justiça Federal decidiu afastar do cargo a diretora-presidente do Iphan, Larissa Rodrigues Peixoto Dutra. O pedido de afastamento era do Ministério Público Federal (MPF/RJ) e do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero.

A decisão, assinada pela juíza Mariana Tomaz da Cunha, da 28ª Vara Federal, ocorre poucos dias após o presidente Jair Bolsonaro admitir publicamente que demitiu funcionários da autarquia que embargaram uma obra de interesse do empresário Luciano Hang. “Para não dar dor de cabeça”, afirmou o presidente. Com informações da CNN Brasil.

O pedido, no entanto, já tramitava na Justiça antes mesmo da declaração do mandatário. O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero protocolou no ano passado um pedido de suspensão de nomeação de Dutra, sob o argumento de que ela “não preenche técnica e moralmente nenhum dos requisitos exigidos”.

Leia também:

1- Além de empresa, dono da Itapemirim comprou apartamento de valor milionário em SP

2- Foram encontradas no terreno da Havan cerâmicas indígenas e louças do século 19

3- Haddad e Márcio França fazem acordo para a disputa pelo governo de SP

O que disse a Justiça após afastar a presidente do Iphan?

“Ante o exposto, diante do fato novo apresentado pelo MPF, DEFIRO O PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA para determinar a suspensão do Ato de Nomeação de Larissa Rodrigues Peixoto Dutra e o afastamento de suas funções, até final julgamento de mérito da presente ação”, escreveu a juíza substituta Mariana Tomaz da Cunha, da 28ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link