Apoie o DCM

Justiça reconhece que Zuzu Angel foi assassinada durante a ditadura

Do UOL:

Zuzu Angel, mãe de Hildegard

(…) A Justiça brasileira acaba de reconhecer que Zuzu Angel foi assassinada por agentes da ditadura militar. Por isso, a União terá que pagar uma indenização de R$ 240 mil para cada uma das filhas da estilista, Hildegard e Ana Cristina.

A ação foi proposta pelas duas, através do advogado Ivan Nunes Ferreira, e não cabe recurso. “Zuzu já foi incluída no panteão dos heróis e das heroínas da pátria, teve a certidão de óbito retificada e recebeu todas as homenagens possíveis e imaginárias.

Mesmo assim, ainda faltava o carimbo da Justiça brasileira. De hoje em diante, quem colocar em dúvida o heroísmo dela corre o risco de ser contestado judicialmente”, avisa Hildegard.

Considerada a primeira estilista brasileira, Zuzu Angel era o nome artístico de Zuleika Angel Jones. Mineira de Curvelo, município localizado a 168 quilômetros de Belo Horizonte, Zuleika de Souza Netto se casou, em 1943, com o norte-americano Norman Angel Jones. Separada do marido em 1960, lutou, sozinha, para sustentar a casa e criar os três filhos: Stuart, Hildegard e Ana Cristina. Como estilista da alta-costura, chegou a ter loja em Ipanema e Nova York. Suas criações, repletas de brasilidade, alcançaram fama internacional e vestiram estrelas de Hollywood, como Liza Minelli, Kim Novak e Joan Crawford.

(…)