Apoie o DCM

Líder republicano no Senado diz que impeachment de Trump só entra em pauta após posse de Biden

Leader McConnell, líder republicano no Senado, emitiu uma nota, nesta quarta (13), comentando a aprovação do impeachment de Donald Trump e esclarecendo que o pedido só será pautado após a posse de Joe Biden.

Leia íntegra da nota:

A Câmara dos Representantes votou pelo impeachment do presidente. O processo no Senado começará agora em nossa primeira reunião ordinária após o recebimento do artigo da Câmara.

Dadas as regras, procedimentos e precedentes do Senado que regem os julgamentos de impeachment presidencial, simplesmente não há chance de que um julgamento justo ou sério seja concluído antes do juramento do presidente eleito Biden na próxima semana. O Senado realizou três julgamentos de impeachment presidencial. Eles duraram 83 dias, 37 dias e 21 dias, respectivamente.

Mesmo se o processo do Senado começasse esta semana e se movesse prontamente, nenhum veredicto final seria alcançado até que o presidente Trump deixasse o cargo. Esta não é uma decisão que estou tomando; é um fato. O próprio presidente eleito afirmou na semana passada que sua posse em 20 de janeiro é o caminho “mais rápido” para qualquer mudança no ocupante da presidência.

À luz desta realidade, acredito que servirá melhor a nossa nação se o Congresso e o Executivo passarem os próximos sete dias totalmente focados em facilitar uma inauguração segura e uma transferência ordenada de poder para o próximo governo Biden. Sou grato aos escritórios e instituições dentro do Capitol que estão trabalhando ininterruptamente, junto com as autoridades locais e federais, para se preparar para uma inauguração segura e bem-sucedida no Capitol na próxima quarta-feira.