Apoie o DCM

Maior derrota de Lira no Congresso: saiba como foi a votação da PEC do MP

Veja Arthur Lira
Arthur Lira.
Foto: Sérgio Lima/Poder360

Do Globo

A rejeição em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 05/2021, que aumenta o peso do Congresso na escolha de integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), marcou uma das maiores derrotas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Apesar de contar com o apoio majoritário das lideranças de partidos do Centrão, a posição não foi unanimidade e o texto também encontrou resistência em uma oposição dividida e em siglas de direita, como PSDB e Novo.

No PSL, mesmo com o posicionamento do partido pela aprovação da PEC, mais da metade dos deputados que votaram foram contrários ao prosseguimento do texto.

Por ser uma proposta de alteração na Constituição, eram necessários 308 votos favoráveis para que a emenda prosseguisse.

O placar foi de 297 votos pela aprovação da versão de autoria do relator Paulo Magalhães (PSD-BA), contra 182 por sua rejeição.

Um dos principais entusiastas da PEC do CNMP, Lira já havia adiado a votação em três ocasiões, na tentativa de conclamar mais deputados favoráveis. Seu esforço, no entanto, não foi suficiente. (…)

x.x.x.x

Leia também:

1; Caso Zara: Investigação por abordagem racista será enviada ao MP

2; Saiba quem são os 6 deputados que não se vacinaram contra a Covid

3; Trump se une a deputado “príncipe” para lançar empresa de mídia de extrema direita

Deputados articularam derrota de Lira ao barrar PEC que mudaria composição do CNMP

Arthur Lira, junto com a base bolsonarista, trabalhou para que a PEC que mudaria composição do CNMP. Porém, deputados lavajatistas articularam para derrotar o presidente da Câmara. Os parlamentares contra a proposta conseguiram vencer o desejo do aliado do presidente.

Conforme apurou o DCM, os deputados que defendem a Lava Jato deixaram claro que iriam impedir a vitória da PEC. Só que o presidente da Câmara se mostrou muito confiante. Até porque tinha o apoio de alguns representantes da esquerda. Só que isso não foi o suficiente.

O presidente da Câmara saiu muito irritado com a votação. Ele já avisou para articuladores que seu desejo prevalecerá. E que os trabalhos para que a PEC saia do papel seguirão.