Apoie o DCM

Luciano Huck se opôs a nota anti-Bolsonaro de movimento e disse que nunca votará no PT

Reportagem de Joelmir Tavares na Folha de S.Paulo informa que o apresentador Luciano Huck foi um dos integrantes do movimento Agora! que se opuseram à articulação de uma nota da organização contra Jair Bolsonaro (PSL) e a favor de voto crítico em Fernando Haddad (PT) no segundo turno da eleição presidencial. O grupo, criado em 2016 em busca de renovação política, havia decidido que não se manifestaria sobre a sucessão no primeiro turno, mas lideranças informavam nos últimos meses que haveria uma manifestação no segundo, sobretudo por causa do cenário de polarização que se avizinhava.

De acordo com a publicação, uma votação, então, foi feita na semana passada, com resultado favorável à divulgação de uma nota de apoio crítico ao petista e rejeição ao deputado federal. Apesar da decisão, até esta quinta-feira (25), a três dias da votação, nenhum comunicado oficial sobre o assunto foi divulgado. O Agora!, em nota enviada à reportagem, não esclareceu detalhes da votação nem o motivo pelo qual a opção feita pela maioria dos votantes acabou invalidada. Afirmou que “as discussões do grupo são privadas” e que a organização “nasceu para promover o diálogo democrático e nesse momento está focada nos passos futuros”. “Não vamos nos manifestar como movimento”, diz Huck, que vinha defendendo a neutralidade do grupo, diferentemente da opinião majoritária dos colegas. Ele, que tornou público seu posicionamento em artigo na Folha, não participou presencialmente da votação, realizada em São Paulo na terça-feira (16).

O jornal afirma que a versão oficial é a de que, embora já se soubesse a opinião do integrante mais famoso do movimento, isso não interferiu na condução do assunto internamente. No texto publicado no dia 13 deste mês, o apresentador da TV Globo e empresário —que quase foi pré-candidato à Presidência da República— fez críticas tanto a Haddad quanto a Bolsonaro. Ele deixou em aberto seu posicionamento e disse que será uma “resistência positiva” a qualquer um que for eleito. No sábado (20), em conversa de vídeo com seguidores no Facebook, o comunicador falou que não se posicionou “a favor de nenhum candidato” ao Planalto e que vê problemas nas duas candidaturas. “No PT eu nunca votei e jamais vou votar. Isso é fato”, disse.

“O Bolsonaro, de novo, não tô falando que eu… Sim, levantei os problemas e acho que as pessoas podem, sim, amadurecer, é o que eu tô falando. Tem uma chance de ouro, né, de ressignificar a política no Brasil. Vamos ver, vamos aguardar”, afirmou ele, em trecho que viralizou. A afirmação foi considerada nas redes sociais uma sinalização de apoio ao candidato do PSL, o que Huck nega. Ele disse que o conteúdo foi editado fora de contexto e que não vai declarar voto em nenhum candidato do segundo turno, completa a Folha.

Luciano Huck. Foto: Pedro Zambarda/DCM