Apoie o DCM

Assinada por Lula e Dilma, Grupo de Puebla divulga carta pela liberdade de Assange

Cartaz de Julian Assange em protesto
Protesto pela liberdade do ativista Julian Assange – Foto: Reprodução

O Grupo Puebla e o Conselho Latino-Americano de Justiça e Democracia (CLAJUD) denunciaram neste domingo (12) que a extradição de Julian Assange para os EUA abre sérios precedentes na violação do direito humano à liberdade de expressão e informação.

Assinada também pelos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, a carta exigem a liberdade do fundador do WikiLeaks. Eles destacam que a decisão do Tribunal de Westminster no Reino Unido contra Assange é um grave erro judicial que põe em risco sua vida, e alertam que se trata de uma estratégia legal.

Por fim, o texto afirma que “a liberdade de Assange, é a liberdade de todos e de cada um. A prisão de Assange é o triunfo da opressão, do silêncio e do medo”. Leia na íntegra AQUI.

Leia também:

1- Rui Costa rebate Bolsonaro: “Não tenho tempo para politicagem”

2- Diretor do Datafolha elogia Lula e não vê Bolsonaro crescendo com inflação alta

3- Vereadora do Novo é proibida de chegar perto de colega após agressão

Assange deveria ser aplaudido

Ressaltam que o fundador do WikiLeaks, forneceu ao mundo evidências irrefutáveis ​​sobre a liderança e responsabilidade, principalmente dos EUA, por ações de forte impacto. Mas, paradoxalmente, em vez de aplaudido, ele foi punido, processado, denegrido e criminalizado.

“A decisão do Tribunal de Westminster (Reino Unido), de 10 de dezembro de 2021, que possibilita a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, não é apenas um grave erro judicial que põe em perigo sua vida, como afirmam seus advogados os defensores, mas sim é uma decisão que abre sérios precedentes na violação do direito humano à liberdade de expressão e informação”, diz a carta.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.