Apoie o DCM

Lula: caso do triplex do Guarujá é arquivado pela Justiça do DF

Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Lula. Foto: Ricardo Stuckert

A Justiça do Distrito Federal arquivou o caso do apartamento triplex do Guarujá, no litoral de São Paulo, que envolvia o ex-presidente Lula (PT). O pedido foi feito pelo Ministério Público e apontou a prescrição dos crimes que eram atribuídos ao petista. A solicitação foi embasada na condenação de Moro.

A decisão foi da juíza Pollyanna Alves, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, na quinta-feira (27).

Lula tinha sido condenado por esse apartamento pelo ex-juiz Sergio Moro, que foi considerado suspeito e que hoje é pré-candidato à presidência da República pelo Podemos.

Leia mais:

1. Eleições: Governadores tentam afastar policiais de Bolsonaro

2. Tutora bolsonarista: Conheça a cientista política condenada por fake news contra Dilma

3. Guantánamo, 20 anos de horror. Por Baltasar Garzón

Confira a nota da defesa do Lula sobre a decisão

“O encerramento definitivo do caso do tríplex pela Justiça reforça que ele serviu apenas para que alguns membros do Sistema de Justiça praticassem lawfare contra Lula, vale dizer, para que fizessem uso estratégico e perverso das leis para perseguir judicialmente o ex-presidente com objetivos políticos. Um caso sem nenhuma materialidade nem acusação concreta e apenas com provas de inocência do ex-presidente.

O Supremo Tribunal Federal reconheceu a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro nesse caso e em outros em que ele atuou contra Lula, tal como demonstramos desde a primeira defesa escrita apresentada, e, como consequência, declarou a nulidade todos os atos – reconhecendo que o caráter ilegal e imprestável da atuação de Moro em relação ao ex-presidente”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link