Apoie o DCM

Lula troca cúpula da EBC após emissora chamar terroristas de manifestantes

O presidente Lula, a primeira-dama Janja e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula decidiu trocar a direção da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) na noite de sexta-feira (13), após a TV Brasil chamar de “manifestantes” os militantes golpistas de extrema-direita que praticaram vandalismo contra os prédios das instituições, no dia 08 de janeiro. A jornalista Kariane Costa foi escolhida por ele para presidir a EBC de forma interina e liderar a reformulação da empresa. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Na avaliação da cúpula do governo, a EBC estava com uma linha editorial para tentar minimizar os atos de vandalismo praticados por bolsonaristas. Os diretores que estavam na estatal eram ainda da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Havia o receio no governo Lula de que a TV Brasil fosse usada para propagar ideias antidemocráticas ou realizar sabotagens técnicas, como interromper transmissões da Presidência, por exemplo.

Exatamente no dia seguinte aos atos de terrorismo em Brasília, a emissora transmitiu a sessão do Congresso e colocou uma passagem do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o que foi interpretado por membros do governo como provocação.

Por todos esses motivos, a Secretaria de Comunicação da Presidência (SECOM), comandada pelo ministro Paulo Pimenta (PT-RS), executará a transição na EBC. A empresa passará por uma reorganização e retirará dos postos-chave os indicados de Bolsonaro. Kariane Costa, que liderará esse processo, participou do gabinete de transição pelo grupo de trabalho das comunicações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link