Apoie o DCM

Qual a chance de Lula vencer as eleições? Empresa de consultoria revela

Lula sorrindo: Empresa revela quais as chances de Lula vencer as eleições
Lula tem grandes chances de vencer as eleições

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 70% de chances de vencer as eleições em outubro. A informação é do relatório da consultora Eurasia, publicado nesta sexta (11). O documento apresenta todos os detalhes matemáticos, levando em consideração os cenários econômicos e políticos.

“Prever eleições é essencialmente difícil com oito meses de antecedência. Mas todas as principais previsões eleitorais e modelos atuais apontam Lula como favorito para vencer, com 70% de chances, embora sua vitória não possa ser considerada uma conclusão inevitável”, afirma o relatório.

O documento também relata que as chances de Bolsonaro não chegar ao segundo turno são de apenas 20%. A Eurasia declarou que a terceira via possui 10% de chance para vencer o ex-presidente em um eventual segundo turno. Porém, a consultoria destaca que as informações são apenas previsões.

“Os indicadores a serem monitorados nos próximos quatro meses são os índices de aprovação do presidente, a inflação e a posição da corrupção no ranking de preocupações dos eleitores”, explica.

A empresa usa diversos números para embaçar suas previsões como, por exemplo, a avaliação do atual governo. O gráfico da consultoria destaca que a desaprovação dele é de 61%.

Leia mais:

1 – Além de Lula, Bolsonaro se incomoda com possível candidato; Saiba quem

2 – Manifesto de apoio pode reaproximar Lula de Marina Silva e Kassab

3 – Lula tem estratégia para dialogar com mercado financeiro; saiba qual

Lula pode vencer no primeiro turno?

No relatório da Eurasia, presidentes com aprovação de 30% possuem 19% de chances de serem reeleitos. Quando não são candidatos, a probabilidade de fazer um sucessor é de apenas 1%.

“Se Lula receber mais de 50% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), ele será eleito no primeiro turno. É improvável que isso aconteça (há 15% de chances), mas é possível se Bolsonaro cair ainda mais nas pesquisas e outros candidatos não conseguirem subir nas intenções de voto”, completa a empresa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link