Apoie o DCM

Lula venceria Bolsonaro com folga no 2º turno, diz XP/Ipespe

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

A nova pesquisa da XP/Ipespe, divulgada nesta terça-feira (17), mostra que Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro e venceria a eleição no segundo turno com uma margem de 19%.

Leia mais:

1. XP/Ipespe indica aumento da vantagem de Lula sobre Bolsonaro: 40% contra 24%

2. Talibã pede que mulheres se juntem ao governo e tenta se afastar de imagem ultraconservadora

3. Talibãs são históricos aliados dos EUA. Por Marcelo Buzetto

4. Vera Magalhães é detonada por perguntar a Martinho da Vila sobre milícias: “Por que não questionou o Moro?”

Em um eventual segundo turno entre os dois candidatos, o petista faria 51% dos votos, enquanto o atual presidente apenas 32%.

Popularidade de Bolsonaro despencou ainda mais

A situação de Bolsonaro está ficando cada vez pior em se tratando de eleições. De cada dez brasileiros, seis rejeitam o presidente. Os dados são da Atlas Pesquisa e que foram divulgados hoje (30).

A mesma pesquisa mostrou que o ex-presidente lidera a corrida eleitoral e ampliou a vantagem no segundo turno. Além disso, a rejeição de Bolsonaro aumentou significativamente a ponto da maioria dos brasileiros o rejeitarem.

A pesquisa questionou: “Você tem uma imagem positiva ou negativa desses líderes?” A resposta sobre Jair foi terrível para ele, embora não surpreendente. 62% disseram ter uma imagem negativa do presidente e 37% positiva.

Favoritismo de Lula para 2022

Com esses números, o presidente tem o pior desempenho entre todos os nomes pesquisados. Ele é mais rejeitado, inclusive, que Sérgio Moro (55%), João Dória (56%) e Paulo Guedes (56%). Isso o coloca como o político com pior imagem do Brasil neste momento.

E enquanto isso, Lula faz o exercício contrário e é o líder com melhor imagem entre todos. 43% dos entrevistados afirmaram ter uma imagem positiva do ex-presidente, o que o coloca em situação de favoritismo.