A dois dias das eleições, Macron dispara e abre vantagem contra Le Pen na França

O atual presidente da França, Emmanuel Macron, aparece liderando as intenções de voto no segundo turno das eleições. Ele aumentou a vantagem, que agora é de 11 pontos percentuais. O candidato do partido “Em Marcha” tem 55,5%, contra 44,5% da candidata de extrema direita, Marine Le Pen, do partido “Reagrupamento Nacional”.
O segundo turno das eleições presidenciais francesas acontecerá no próximo domingo (24). Macron cresceu 1% desde a última pesquisa do instituto francês Elabe e Le Pen caiu 1%.
A candidatura de Le Pen é tida como sendo pertencente a onda de extrema direita que atingiu a Europa e outros países do mundo nos últimos anos. Macron, no entanto, é o candidato da direita tradicional.
?? ELEIÇÕES FRANCESAS: 2º TURNO
? Macron: 55,5% (+1)
? Le Pen: 44,5% (-1)? Elabe
?️ 21-22/04 pic.twitter.com/bB7PMJ79UD— Eixo Político (@eixopolitico) April 22, 2022
Leia mais:
1. Sem Moro, Lula e Bolsonaro crescem, diz nova pesquisa
2. ‘Inconcebível’, diz Marco Aurélio Mello sobre indulto de Bolsonaro a Silveira
3. Ranking internacional mostra que Bolsonaro maximizou a corrupção
Lula declarou apoio a Macron
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma mensagem em suas redes sociais dando apoio ao candidato de centro-direita Emmanuel Macron, contra a extremista Le Pen.
“Desde o início da minha vida sindical e política, recebi a solidariedade do povo francês. Durante meus governos, a França foi um parceiro estratégico”, iniciou Lula. A mensagem foi publicada em francês. Veja abaixo.
Dès le début de ma vie syndicale et politique, j’ai reçu la solidarité du peuple français. Durant mes gouvernements, la France a été un partenaire stratégique. ????
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/kvJWIZNFyc— Lula (@LulaOficial) April 21, 2022