Apoie o DCM

Macron anuncia plano para evitar “fluxos migratórios” de afegãos na França

Emmanuel Macron falou sobre a crise no Afeganistão – Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (16), Emmanuel Macron divulgou uma iniciativa da Europa para lidar com a chegada de imigrantes do Afeganistão. O presidente da França fez o anúncio por conta da chegada de afegãos no continente. Isto tem ocorrido por causa da tomada de poder do Talibã no país.

Em discurso na TV, Macron comentou que a crise no Afeganistão deve gerar a chegada de imigrantes irregulares. Ele apontou que a França vai continuar protegendo “os mais ameaçados”. Porém, destacou que a Europa não conseguirá sustentar sozinha as consequências do episódio.

“Será lançada uma iniciativa para construir, sem esperar mais, uma resposta robusta, coordenada e unida”, disse Emmanuel. O presidente francês revelou que já dialogou com Angela Merkel, chanceler alemã, sobre o plano.

O Talibã tomou o poder no Afeganistão. Milhares de pessoas fugiram do país e outros tentam deixar o local. O grupo radical é conhecido por tirar direitos das mulheres e de outros grupos de minoria.

Leia mais:

1 – Bolsonaro após pedir para povo apoiar golpe: “Jamais seremos motivadores de qualquer ruptura”

2 – TSE desmente fake news e diz que não apresentou notícia-crime contra Sérgio Reis

3 – VÍDEO: Deputado do Centrão xinga sogros após ser cobrado por falta em dia do ‘voto impresso’

Macron se posiciona sobre Afeganistão

Macron declarou que vai haver “luta contra os fluxos irregulares, solidariedade no esforço e harmonização dos critérios de proteção e a cooperação com os países de trânsito e de acolhimento”. Ele apontou que pode incluir acordos com Paquistão e Turquia, por exemplo.

O presidente ainda afirmou que há urgência em colocar em segurança os franceses que estão no Afeganistão. Macron também quer proteger afegãos que vivem na França.

A França participou militarmente no Afeganistão. Isso ocorreu depois que os Estados Unidos lançaram a operação internacional contra o regime do Talibã no final de 2011.