Apoie o DCM

Maduro diz que Bolsonaro é fascista e “está por trás das ameaças terroristas contra a Venezuela”

O presidente venezuelano Nicolás Maduro durante coletiva de imprensa em Caracas Foto: YURI CORTEZ / AFP

Do RFI:

O líder venezuelano Nicolás Maduro acusou o presidente Jair Bolsonaro de levar o Brasil a um “conflito armado” contra a Venezuela. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa  em Caracas nesta sexta-feira (14).

“Bolsonaro está arrastando as Forças Militares do Brasil para um conflito armado contra a Venezuela, ao amparar um grupo de terroristas que atacou um quartel militar venezuelano”, disse Maduro à imprensa internacional.

O chefe de Estado se referia ao assalto de militares desertores contra um destacamento da Força Armada venezuelana no estado Bolívar (sul, na fronteira com o Brasil) em 22 de dezembro. Na ocasião, um agente morreu e fuzis e lançadores de foguetes foram roubados. Seis militares foram presos e cinco pediram refúgio no Brasil.

Maduro afirmou que Bolsonaro, a quem tachou de “fascista”, “está por trás das ameaças terroristas contra a Venezuela, embora os militares brasileiros não se prestem a isso”. Segundo ele, “há terroristas no território brasileiro preparando ataques e incursões militares contra a Venezuela”. Diante desse contexto, o líder venezuelano afirmou que seu país “tem o direito de se preparar”, justificando assim as manobras previstas para este fim de semana.

(…)