Apoie o DCM

Maia critica Ernesto Araújo: ‘É muito ideológico e não defende os interesses práticos dos brasileiros’

Do Valor:

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, fez duras críticas à política externa brasileira nesta quinta-feira, na Suíça, afirmando que ela não defende os interesses pragmáticos do país. Considerou que “a convergência ideológica entre [o presidente Jair] Bolsonaro e o presidente americano Donald Trump não resultou até agora em ações práticas que beneficiem a economia brasileira”.

Ele desembarcou em Genebra no fim da tarde para visitar várias organizações internacionais que justamente tem pautas “globalistas” e que normalmente pouco agradam o governo Bolsonaro. Seu único encontro foi com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, já às 19h locais, em razão do atraso do voo com jato Legacy da FAB.(…)

Indagado se está na hora de o governo mudar a política externa, Maia respondeu que a política é do governo. “Agora, a minha posição em relação ao ministro das Relações Exteriores [Ernesto Araújo] é uma posição muito crítica”, afirmou.

Para o parlamentar, o ministro “é muito ideológico e não defende os interesses práticos, pragmáticos dos brasileiros na relação com outros países”. Qualificou ainda de “besteira” mudanças de embaixadores só do ponto de vista ideológico, só porque tinham sido ministros da ex-presidente Dilma Rousseff. “Os embaixadores são funcionários de carreira, vão atender a todos os governos respeitando a orientação do governo eleito”, acrescentou.

(…)