Apoie o DCM

Manifestantes fazem ato em frente a supermercado Extra onde jovem foi morto por segurança

Reportagem de Matheus Rodrigues no G1 Rio.

Uma manifestação foi realizada na tarde deste domingo (17) em frente ao supermercado Extra na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em protesto contra a morte de Pedro Henrique Gonzaga. O jovem, de 25 anos, morreu após ser agredido com um ‘mata-leão’ por um segurança do estabelecimento na quinta-feira (15).

Diversos movimentos sociais estiveram presentes no protesto, realizado no estacionamento do supermercado. Cartazes com dizeres como “Vidas negras importam” e “Minha cor não é um crime” foram colados na grade de proteção do local.

Enquanto parte dos manifestantes realizava discursos em um carro de som, outra se postou na entrada do estacionamento para convencer clientes a desistirem de entrar no supermercado.

O ator Aílton Graça também esteve no protesto na Barra da Tijuca. Ele falou sobre a importância de protestar e pediu um “basta” e respeito ao cidadão.

A Polícia Militar mandou equipes para acompanhar o ato e reforçar o policiamento no local. Apesar do grande número de pessoas, o trânsito na Avenida das Américas não foi interrompido até as 16h deste domingo.

(…)

O protesto também aconteceu em em outros estados dos país como São Paulo e Pernambuco. O protesto no Extra Benfica, na Zona Oeste do Recife, teve início por volta das 14h do sábado (16), com cerca de 20 participantes.

Os organizadores percorreram algumas áreas do estabelecimento e fizeram performances gritando frases como “a carne mais barata do mercado é a carne negra”. Alguns dos clientes que estavam no estabelecimento acompanharam a ação.

(…)

Manifestantes fazem atos em repúdio à morte de jovem no mercado Extra. Foto: Reprodução/GloboNews