Apoie o DCM

Marcelo Freixo diz que a milícia não é ‘enfrentada como deveria ser’ no Rio de Janeiro

Do G1 Rio e GloboNews.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14), o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) disse que a sensação de receber mais uma ameaça de morte na semana em que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Milícias da Assembleia Legislativa do Rio de Jaeniro completa 10 anos é “muito ruim e triste”.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro apura um novo plano para executar o deputado estadual. A articulação foi descoberta após uma ligação para o Disque Denúncia e divulgada nesta quinta-feira (13).

Se referindo à atuação das milícias em várias regiões do Rio de Janeiro, o deputado disse que é inadmissível que uma parcela imensa da população do RJ não tenha a liberdade de ir e vir e nem sequer possa comprar um botijão de gás.

Segundo Freixo, essa população está “ameaçada e silenciada”.

“Não é crise só da segurança pública, é uma crise da democracia. A milíca é um dos poucos grupos que transformam o domínio territorial em domínio eleitoral. Interessa muita gente para além da milícia. Por isso, talvez não seja tão enfrentada como deveria ser. Por isso dificilmente algum governador oferece um plano para enfrentar e reduzir o poder das milícias”.

(…)

Marcelo Freixo. Foto: Reprodução/Globo