Apoie o DCM

Marcius Melhem censura nova reportagem da revista Piauí

Marcius Melhem e Dani Calabresa

A revista Piauí está proibida de publicar uma reportagem sobre os desdobramentos do caso Marcius Melhem, o humorista acusado de assediar sexualmente pelo menos oito mulheres, colegas de trabalho na Rede Globo.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: #CPIdaPandemia recebe Roberto Pereira Ramos Júnior, presidente da FIB Bank

2 – Bolsonaro está construindo as condições para o golpe. Por Luis Felipe Miguel

Censura prévia contra a revista Piauí

O ator Marcius Melhem interpreta o personagem Chico Lisboa no programa Fora de Hora, da TV Globo – Victor Pollak/TVGlobo/Divulgação

No dia 5 de agosto, a reportagem da publicação entrou em contato com a assessora de imprensa, contratada por Melhem em dezembro de 2020 passado para lidar com as denúncias de assédio sexual. O repórter contou as revelações que havia apurado e pediu uma entrevista com o humorista, ou seus advogados.

A assessora pediu que as perguntas fossem enviadas por escrito. E pediu mais tempo.

Enquanto negociava mais tempo para responder à revista Piauí, Marcius Melhem, por meio de seus advogados, entrou na Justiça pedindo que a revista fosse submetida à censura prévia e, assim, impedida de publicar a reportagem em apuração.

No dia 12 de agosto, a juíza Tula Corrêa de Mello, da 20ª Vara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro, acatou o pedido de Melhem e determinou “a suspensão, pelo tempo que durarem as investigações, da publicação de matéria na revista Piauí ou seu respectivo site”. Em caso de descumprimento da medida judicial, a juíza estabeleceu multa de 500 mil reais, além do recolhimento dos exemplares da revista nas bancas e da remoção da reportagem do seu site.

A magistrada também mandou investigar o vazamento. No direito criminal, a guarda de sigilo judicial cabe aos funcionários da Justiça e às partes envolvidas no processo, e não aos jornalistas.

Com informações de João Batista Jr. na Piauí.