Caso Marcius Melhem: Gilmar Mendes dá ponto final em censura à revista Piauí

Marcius Melhem, ex-diretor da Globo, sofreu mais uma derrota. O ministro Gilmar Mendes derrubou a censura autorizada pela Justiça do Rio de Janeiro contra a revista Piauí. A informação é da Folha de S. Paulo.
“A liberdade de imprensa, essencial ao Estado democrático de Direito, é valor em permanente afirmação e concretização”, explicou o magistrado do STF na sua decisão. Ele ainda disse que “houve indevida censura judicial contra reportagem jornalística de relevante interesse público”.
A juíza Tula Corrêa de Mello, da 20ª Vara Criminal da Justiça do Rio, aceitou o pedido da defesa de Melhem em 2021. Então ficou suspenso “pelo tempo que durarem as investigações, da publicação de matéria na revista Piauí ou seu respectivo site”.
Se a Piauí desobedecesse a Justiça, teria que pagar uma multa de R$ 500 mil. Além do recolhimento dos exemplares da revista nas bancas e remoção da reportagem do site. Melhem foi procurado pela reportagem e negou que seus advogados pediram “para censurar” o veículo de comunicação.
Gilmar Mendes declarou, na sua decisão, que a juíza do Rio vai na contramão do entendimento do Supremo sobre o tema.
Leia mais:
1 – Aras atende pedido de Carlos Bolsonaro e quer quer STF intime Calheiros e Aziz
2 – Família de congolês Moïse diz que foi intimidada por policiais no dia das agressões
3 – TRF-2 forma maioria para reduzir pena de ex-presidente da Eletronuclear para 4 anos
Marcius Melhem e a acusação
O ex-diretor da Globo foi acusado de assediar moralmente e sexualmente a atriz Dani Calabresa. Outras profissionais denunciaram o humorista para a revista Piauí, mas seus nomes não foram revelados.
Após os desdobramentos, o comediante se desligou da emissora. Já Dani segue contratada e tem trabalhado atualmente no BBB22.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link