Apoie o DCM

Massa de ar seco: Temperatura em São Paulo sobe até 5°C nesta quarta

Termômetro de SP registra 31 graus célsius. (Foto: Reprodução)

São Paulo enfrenta um aumento significativo de temperatura nesta quarta-feira (24) devido a uma massa de ar quente e seco que atinge a região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é causado por um bloqueio atmosférico de alta pressão que impede a chegada de frentes frias. Com isso, a capital paulista deve alcançar uma temperatura máxima de 31°C, que é até 5°C mais quente que a média para esta época do ano.

O clima quente e seco também afeta outras regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Além de São Paulo, Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul também experimentarão temperaturas mais elevadas ao longo da semana. No sábado, a máxima em São Paulo pode chegar a 32°C, enquanto cidades como Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) podem alcançar 37°C e 34°C, respectivamente.

A previsão indica que as temperaturas devem permanecer altas até o início de maio, com um aumento significativo na variação térmica durante o dia. Como a massa de ar seco impede a formação de nuvens, os dias tendem a ser ensolarados, o que também contribui para a elevação das temperaturas. O Inmet destaca que, com a presença de um bloqueio atmosférico, a umidade no ar diminui, intensificando o calor.

Mesmo que a previsão do Inmet não indique uma onda de calor oficial, a Climatempo observa que esta é a quarta onda de calor do ano. A definição de onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas ficam pelo menos 5°C acima da média por um período de dois a três dias consecutivos. Com a persistência do bloqueio de alta pressão, a tendência é de dias quentes, secos e sem chuvas em São Paulo e outras regiões do Sudeste.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link