Apoie o DCM

“Me sinto envergonhado pelas ações de Bolsonaro”, diz coronel da PM

O coronel da Polícia Militar de São Paulo, Glauco Carvalho. Foto: Reprodução

De Marcelo Godoy no Estado de S.Paulo.

“Como Militar, sinto-me envergonhado por tantas ações atabalhoadas, extravagantes, ridículas e mesquinhas.” As palavras do coronel da PM paulista coronel Glauco Carvalho sobre o presidente Jair Bolsonaro causaram um rebuliço entre seus pares. Glauco tem experiência com crise. Enfrentou os ataques do PCC e chefiava quase 30 mil homens do Comando do Policiamento da Capital quando passou para a reserva.

Em meio à crise do coronavírus, decidiu fazer o desabafo em um grupo de policiais no WhatsApp. A postagem do coronel terminava assim: “E esse presidente, despreparado para o cargo, me comparece à manifestações e diz ‘se eu pegar é responsabilidade minha’!!! Surreal. Deveria sofrer um impeachment!!!”

Hoje Glauco é o vice-presidente do Clube dos Oficiais da PM. E desde quinta-feira, 19,  dia de sua manifestação, tornou-se uma voz dissonante em um meio que majoritariamente apoia o presidente. Acabou criticado por colegas bolsonaristas, mas também recebeu apoios, principalmente de civis. Glauco conheceu Bolsonaro quando trabalhava na assessoria parlamentar da PM no Congresso, nos anos 1990.

(…)