Apoie o DCM

Médicos do Hospital das Forças Armadas foram obrigados a prescrever “kit Covid” em receitas pré-assinadas

Hospital das Forças Armadas
Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Médicos do pronto-socorro do Hospital das Forças Armadas, em Brasília, que eram contrários ao uso de remédios do chamado “Kit Covid”, foram orientados a usar receitas pré-assinadas e carimbadas por outros profissionais para prescrever os medicamentos a pacientes que faziam questão de recebê-los.

As receitas já estavam prontas antes de os pacientes serem consultados. De acordo com o Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina, é proibido “prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente”, exceto em casos de emergência. Com informações do G1.

Leia também

1; Derrota de Moro: STJ anula processo que condenou Vaccari

2; Mario Frias demite quase 200 funcionários da Secretaria de Cultura

3; Aliado de Ciro Nogueira vai controlar quase R$ 10 bilhões em empresa ligada ao governo

Orientação

Em uma troca de mensagens, o chefe do pronto-socorro, Major Milton Faria, pede aos médicos que não receitam o kit covid que procurem a sala de prescrição médica para buscar uma receita pronta. Eles teriam apenas que preencher o nome e a data. As receitas pré-assinadas foram distribuídas até ao menos julho deste ano.

“Resolvemos deixar uma pasta com estrutura de receita já carimbada e assinada, e junto uma pasta com termo de consentimento”, diz. “Pedimos àqueles colegas que não prescrevem as referidas medicações, que caso não tenha nenhum colega no turno que também prescreva, que procure a sala de prescrição médica para entregar ao paciente, tendo somente que preencher o nome e a data”.