Apoie o DCM

Mario Frias demite quase 200 funcionários da Secretaria de Cultura

Mario Frias demissão
Mario Frias desligou vários funcionários

Mario Frias demitiu quase 200 funcionários que eram responsáveis por analisar projetos que buscam incentivos da Lei Rouanet. Os cortes da Secretaria da Cultura ocorreram nesta terça-feira (5). As demissões já aparecem no Diário Oficial da União.

O documento explica apenas que as demissões ocorreram por causa das tentativas de contato formal com os responsáveis pela formulação dos pareceres. De acordo com a Folha de S. Paulo, os demitidos não foram avisados.

Os pareceristas são os responsáveis por cuidar das preliminares dos projetos que tentam ter recursos através da Lei Rouanet. Vale destacar que a Secretaria de Cultura é acusada de ter paralisado a análise dos projetos.

Leia mais:

1 – Aliado de Ciro Nogueira vai controlar quase R$ 10 bilhões em empresa ligada ao governo

2 – Durante dois anos, VTC Log faturou R$ 335 milhões do Ministério da Saúde sem licitação

3 – Live das 5 – Paulo Guedes vai falar de offshore na Câmara; pai da Capitã Cloroquina morre de Covid

Mario Frias e a autonomia

A Secretaria de Cultura é subordinada ao Ministério do Turismo. E isso tem deixado Frias desconfortável. Ele tem pedido mais autonomia, o que Gilson não quer dar. E a situação piorou, porque o ex-ator levou o assunto para Bolsonaro.

Mario pediu que sua pasta tenha uma Consultoria Jurídica. Segundo ele, os pareceres emitidos pelo departamento único do ministério não permitem mudanças nas diretrizes das políticas culturais. O que, na visão dele, é um equívoco.

Outro pedido do ex-ator é que ele mande e desmande nos recursos da secretaria. Atualmente, quem define isso é o Ministério do Turismo. Frias acusa o ministro de controlar a agenda em benefício próprio.