Apoie o DCM

Durante dois anos, VTC Log faturou R$ 335 milhões do Ministério da Saúde sem licitação

VTC Log
VTC Log recebeu dinheiro de contratos com o Ministério da Saúde

Renan Calheiros (MDB), relator da CPI da Covid, exibiu na sessão desta terça (5) uma lista de oito contratos sem licitação firmados pela VTC Log com o Ministério da Saúde. Esses acordos foram feitos entre 2017 e 2018 em valores que ultrapassam R$ 335 milhões. Na ocasião, o Ministério da Saúde era chefiado por Ricardo Barros, atual líder do governo na Câmara.

Raimundo Nonato, sócio da empresa, prestou depoimento e apontou problemas para a contratação dos Correios como justificativa para os valores. Andreia Lima, diretora-executiva da empresa, também prestou esclarecimentos sobre o assunto. Ela disse que a VTC Log não teve contratações sem licitação. Mas tudo ocorreu de forma emergencial e que houve tomada de preços no mercado.

“De dezembro de 2016 até fevereiro de 2017, seria feita a transição da VTC Log para os Correios. Então, foi feito um emergencial. Eles cotaram com várias empresas, pra ficar nesse emergencial aí, de 60 dias. Ocorre que, quando chegou a fevereiro, novamente o Tribunal de Contas passou a analisar a licitude dessa contratação direta, e, aí, o Ministério da Saúde se viu compelido a abrir um novo emergencial, porque não havia uma licitação em andamento, considerando que ele iria contratar direto por dispensa. E aí abriu-se um processo emergencial para a contratação da empresa de transporte”, declarou.

“E aí ele abriu esse emergencial e ficou, durante o ano de 2017, aguardando um posicionamento do Tribunal de Contas. Por isso os emergenciais. Mas todos os emergenciais foram precedidos de cotação pra todo o mercado”, acrescentou.

“Não foram contratos sem licitação. Foram contratações emergenciais, devido à necessidade de o Ministério esperar uma decisão do Tribunal de Contas pra contratar os Correios por dispensa. Foi isso que ocorreu”, completou Andreia.

Leia mais:

1 – Chanceler brasileiro não é recebido por governo francês em Paris

2 – Fux vice de Bolsonaro? Entenda a situação inusitada

3 – Na ‘geladeira’, André Mendonça diz que Deus o escolheu para o STF

Raimundo Nonato segue na mesma linha sobre contratos da VTC Log

“O Ministério da Saúde tentou contratar os Correios, uma entidade recorreu ao Tribunal de Contas da União, e, após essa intervenção do Tribunal de Contas da União, o Ministério da Saúde fez uma ampla pesquisa com várias empresas, com vários atores participantes, e, modéstia à parte, nós conseguimos continuar prestando o nosso serviço no Ministério da Saúde. Todos esses contratos, senhores, todos têm a devida documentação legal passando pela corte de contas, o Tribunal de Contas e a Conjur [Consultoria Jurídica] do Ministério da Saúde”, declarou ele.