Médicos negacionistas têm receitado remédio que diminiu imunidade, diz nefrologista

Crestani Filho, médico pela UEPA e nefrologista pela USP, utilizou as redes sociais, neste sábado (03), para denunciar que médicos negacionistas estão receitando remédio que diminui a imunidade dos pacientes com Covid-19.
No Twitter, Filho escreveu o seguinte:
Paciente COVID trouxe receita de outro médico, perguntei: -E essas vitaminas, o médico explicou porque prescreveu?” “Pra melhorar a imunidade Dr” – E essa Dexametasona 20mg/dia? “Não explicou Dr, porque” -PQ é o remédio que usamos quando queremos baixar a imunidade pra valer.
A dexametasona é um corticoide, em doses acima de 10mg/dia tem ação imunossupressora (reduz imunidade). Os estudos mostraram benefício da medicação em pacientes com hipoxemia (saturação < 90%, necessidade de oxigênio) ou seja, hospitalizados. No anseio de aumentar o combo do Kit Covid, milhares de médicos estão prescrevendo Dexametasona e outros corticóides para pacientes sem indicação, o que já foi demonstrado que pode PIORAR a evolução da COVID.
Para piorar, em geral, doses muito acimas das estudas estão sendo utilizadas nesses pacientes.
Se você está com COVID, e não tem indicação de usar de oxigênio (apresenta saturação acima de 90%), você NÃO deve usar corticoides para tratamento da COVID.
https://twitter.com/CrestaniFilho/status/1378489308257083394?s=20