Apoie o DCM

Mensagens do celular de Bolsonaro estarão em relatório final da CPI da Covid

Foto: Isac Nóbrega/PR
Foto: Isac Nóbrega/PR

Mensagens de WhatsApp enviadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) serão incluídas no relatório final da CPI da Covid. O documento está sendo elaborado pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL). O presidente será o personagem central sobre a disseminação de notícias falsas em relação aos cuidados básicos durante a pandemia.

Leia mais:

1. Bolsonaro reage mal à pesquisa encomendada por bolsonaristas: “Vou perder?”

2. ‘Sobrinho de Bolsonaro disse que ia me matar’, afirma homem que evitou feminicídio

3. Fabiano Contarato apresenta propostas em favor de transexuais e travestis

Renan Calheiros avalia recomendar o indiciamento de Bolsonaro por ter incitado o descumprimento de medidas sanitárias.

Segundo revelou o jornal O Globo, Bolsonaro escreveu para os contatos da sua lista de transmissão que “jovens morreram com a Pfizer”, no mesmo dia em que o Ministério da Saúde voltou a recomendar a vacinação de adolescentes. Trata-se, é claro, de mais uma fake news.

Segundo Renan, também constarão no relatório final outras postagens e declarações do presidente que desincentivaram a vacinação, como quando disse que as pessoas poderiam “se tornar um jacaré” ao tomar o imunizante.

“Tudo começava a partir da atuação do presidente, que fazia as postagens e, depois, era seguido pelo gabinete do ódio, por sites bolsonaristas”, afirmou o relator da CPI.

O senador disse que, antes de incluir no relatório a sugestão de indiciamento de Bolsonaro por incitação ao crime de descumprimento de medida sanitária, consultará a opinião dos demais membros da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Renan deverá apresentar o relatório final até o dia 20 de outubro.

Com informações do O Globo