Merval prevê suspeição de Moro, mas sem a devolução dos direitos políticos de Lula

Da coluna de Merval Pereira no Globo:

O presidente Bolsonaro cometeu um ato falho quando disse que votaria “até em Lula”, mas nunca em Doria, revelando assim qual é o candidato que realmente o incomoda. O governador de São Paulo, ao lado do ex-ministro Sérgio Moro, são possibilidades de candidaturas que levarão perigo à reeleição de Bolsonaro, especialmente se estiverem juntos em uma chapa. Mesmo que tenha sido ferido politicamente na batalha que trava contra o establishment político, e preferido se proteger na iniciativa privada, dando a seus adversários mais um pretexto para criticá-lo, o ex-juiz Sergio Moro ainda carrega consigo a imagem de combatente contra a corrupção, tema atualíssimo enquanto o governo, juizes e políticos tentam acabar com o que resta da Operação Lava-Jato.

A desmoralização de Moro interessa tanto a Bolsonaro quanto ao PT, o que o torna o centro das ações políticas. Uma das máximas da política é que quem está no centro dos debates é a principal figura. Já foi assim com o ex-presidente Lula, e agora é também com o presidente Bolsonaro que, não por acaso, aparece em primeiro lugar nas pesquisas prospectivas de opinião, sempre em empate técnico com Moro.

Está previsto para o início do ano que se inicia o julgamento na 2ª turma do Supremo Tribunal Federal da parcialidade de Moro no caso do triplex do Guarujá, que tornou Lula inelegível pela Lei da Ficha Limpa depois de condenado em segunda instância. Pela decisão já tomada na mesma turma, que votou pela parcialidade de Moro no julgamento do doleiro Paulo Roberto Krüger no caso Banestado, é presumível que o ex-presidente Lula seja beneficiado pelo mesmo entendimento. (…) Lula terá uma recuperação política diante desse resultado, que levará o processo de volta à primeira instância, mas continuará inelegível, pois também está condenado em segunda instância no caso do sitio de Atibaia. Para que possa concorrer em 2022, será preciso que também esse processo seja anulado, o que é mais difícil de acontecer.

(…)

Victor Dias

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Dias

Recent Posts

VÍDEO: homem é flagrado estuprando moradora de rua no litoral de SP

Um homem foi flagrado abusando sexualmente de uma moradora em situação de rua no Centro…

59 minutos ago

Viúvo de Walewska Oliveira rebate acusação da família da atleta

Ricardo Alexandre Mendes, viúvo de Walewska Oliveira, se manifestou sobre a partilha de bens após a…

1 hora ago

Oito meses após atropelamento, Kayky Brito rompe com Bruno de Luca na web

Recentemente, o ator Kayky Brito surpreendeu os fãs ao deixar de seguir o apresentador Bruno…

1 hora ago

VÍDEO – Davi desmente própria mãe e diz nunca ter sofrido infarto: “Sabia não”

Davi Brito, o vencedor do BBB 24, desmentiu uma história contada por sua própria mãe,…

1 hora ago

Esposa de Stenio Garcia contrata prostituta e diz estar sendo vítima de “chantagem”

Mari Saade, esposa de Stenio Garcia, surpreendeu o marido com um presente de aniversário inusitado.…

2 horas ago

Liberdade de Cid pode durar pouco; entenda os motivos

Após mais de um mês detido, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid,…

2 horas ago