Apoie o DCM

Ministro de Bolsonaro quer “criar” imposto que já existe para conter alta dos combustíveis

Ministro de Bolsonaro quer criar imposto que já existe para conter alta dos combustíveis
O presidente Jair Bolsonaro empossa o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima de Albuquerque, durante cerimônia de nomeação dos ministros de Estado, no Palácio do Planalto. Foto: Reprodução

Em entrevista ao repórter Manoel Ventura, no Globo, o ministro de Minas e Energia do governo Bolsonaro, Bento Albuquerque defendeu a criação de um imposto, para funcionar como um “colchão” para os preços, ou seja, que seja reduzido em momentos de alta, e aumentado em momentos de baixa das cotações.

O problema da ideia é que esse imposto já existe e se chama Cide. Por sinal, Manoel Ventura fez essa pergunta ao ministro, e Albuquerque disse que a Cide perdeu o efeito. Mas o objetivo é exatamente igual. Ele disse também que não haverá mudança na política de preços da Petrobras.

Albuquerque falou ainda sobre o risco de desabastecimento, lembrando que 41% do petróleo refinado no Brasil é produção de outros, ou seja, produção privada, fora da Petrobras, ou importação. Isso quer dizer que se a Petrobras segurar preços, aumenta-se o risco de faltar o produto.

Leia também:

1- Flávio vota contra o governo e decepciona Mário Frias

2- Presidente ganha medalha por “defesa das comunidades indígenas”

3- Presidente é detonado no Jornal Nacional por censurar filme de Danilo Gentili

Ministro de Bolsonaro não quer mudança no comando da Petrobras

O presidente Jair Bolsonaro quer muito mudar a política de preços da Petrobras, mas Albuquerque alertou sobre os riscos dessa medida.

Ele afirmou também que a redução dos impostos federais para a gasolina, “vai depender da conjuntura”. Bento ainda negou substituições na Petrobras, no momento em que o presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, está sendo pressionado por causa do aumento nos preços dos combustíveis.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link