Apoie o DCM

Morador de rua é absolvido por unanimidade em julgamento do 8/1 no STF

Geraldo Filipe da Silva, ao deixar a prisão em Brasília em 2023. Foto: reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade absolver Geraldo Filipe da Silva, 27 anos, acusado pelos ataques terroristas de 8 de janeiro de 2023. Essa é a primeira absolvição concedida pelo STF em relação aos eventos ocorridos naquela data.

Geraldo foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes como tentativa de golpe de Estado e associação criminosa armada. Ele, que já trabalhou como serralheiro e estava em situação de rua, permaneceu preso por quase 11 meses no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

O julgamento que resultou na absolvição de Geraldo teve início em 8 de março, no plenário virtual da corte, e foi concluído na noite de sexta-feira (15).

Ele foi detido junto com o grupo que depredou as sedes dos Poderes, alegando que estava no local por curiosidade, devido aos helicópteros que sobrevoavam a praça dos Três Poderes. Após a advogada Tanieli Telles de Camargo Padoan assumir voluntariamente sua defesa e apontar a falta de provas de sua participação nos atos de violência, a própria PGR recuou e solicitou sua absolvição.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link