Apoie o DCM

Moraes dá prazo para PGR se manifestar sobre afastar secretário de Justiça, acusado de proteger Allan dos Santos

Moraes da prazo pra Aras
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 48 horas para que a PGR se manifeste sobre a possibilidade de afastar do cargo o secretário nacional de Justiça, Vicente Santini.

Vicente virou alvo no STF por ajudar Allan dos Santos. O secretário é acusado de prevaricação por manobra para evitar extradição do blogueiro bolsonarista.

O requerimento foi feito a Moraes pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). De acordo com o parlamentar, os depoimentos das servidoras sugerem que Santini atrapalhou a investigação sobre a existência de organizações criminosas para espalhar “fake news”.

Leia também:

1- Lewandowski dá prazo para governo Bolsonaro se manifestar sobre vacina para crianças

2- Omar Aziz se reúne com Lula em SP: “defesa da democracia”

3- Bolsonaro diz que Sergio Moro é ‘carta fora do baralho’

Pedido de Moraes

Moraes já havia remetido à PGR cópias das informações colhidas pela PF. Sem retorno voluntário, o ministro fixou prazo para que o procurador-geral da República, Augusto Aras, analise se o secretário deve ou não ser afastado.

“Atendida a providência solicitada, abra-se vista dos autos à PGR, para manifestação, no prazo de 48 horas. Esgotado o prazo, com ou sem manifestação, tornem os autos imediatamente conclusos”, escreveu.

A decisão de Moraes abre margem para que ele próprio decida sozinho, caso Aras não envie seu parecer. De acordo com os depoimentos prestados à PF, Santini, que é próximo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, tentou descobrir informações sobre a extradição do blogueiro, que havia sido determinada por Moraes em 6 de outubro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link