Apoie o DCM

Alexandre de Moraes cobra Hospital e Administração Penitenciária sobre vídeo de Jefferson

Roberto Jefferson, presidente do PTB, que cumpre medidas restritivas. Foto: Redes Sociais
Roberto Jefferson, presidente do PTB, cumpre medidas restritivas. Foto: Redes Sociais

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, cobrou, nesta segunda-feira (18), que a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro e do Hospital Samaritano Barra se expliquem sobre o novo vídeo publicado por Roberto Jefferson, presidente do PTB, que cumpre medidas restritivas.

O bolsonarista divulgou um vídeo em suas redes sociais em que lê trechos da Bíblia e diz “eu oro em desfavor do Xandão. Esmague a tirania, Pai. Não se faz concessão, meu Deus, aos tiranos e à tirania. A tirania se esmaga, Pai, se esmaga”. Xandão é a forma como Jefferson se refere a Alexandre de Moraes.

Na decisão, Moraes afirma que o vídeo foi gravado em 14 de outubro e que por isso desrespeita as medidas restritivas que Roberto Jefferson deveria estar cumprindo. Ele teria gravado o vídeo enquanto estava internado.

Leia mais:

1. Mourão diz que não aprovou suposto disparo em massa contra o PT

2. Associação de Juristas protocola ação contra Dallagnol por manipulação de delação revelada no DCM

3. MPF acusa 8 militares por crimes contra a Guerrilha do Araguaia na ditadura

Roberto Jefferson já voltou para a penitenciária

No mesmo dia 14, última quinta-feira, o ex-deputado deixou o hospital e, escoltado por policiais federais, voltou ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Ele tinha sido hospitalizado para tratar uma infecção urinária e ficou internado por 35 dias.

Na quarta-feira (13), Alexandre de Moraes manteve a prisão preventiva de Roberto Jefferson. O presidente do PTB é acusado de integrar uma milícia digital, que fazia ataques contra as instituições e promovia atos antidemocráticos.

No despacho, Moraes escreveu que a prisão do bolsonarista é “necessária e imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal”.

Com informações da Carta Capital